Detalhe das peças que compõem o martelo eletromecânico da obra
2005
100x40X30cm (teclado)
dimensões variáveis (cabos e martelos)
Teclado de Madeira, cabos de conexão, bobinas eletromagnéticas e circuitos eletrônicos
Acervo da coleção de arte da cidade de São Paulo – Centro Cultural São Paulo
Lugares Sonoros é a ação de percutir fisicamente os objetos ou estruturas encontradas nos lugares através de um teclado (Teclado Decafônico Concreto). É um trabalho de intervenção sonora no lugar. O teclado decafônico concreto é um teclado de madeira portátil, no qual se conectam martelos através de cabos elétricos. Os martelos podem ser fixados facilmente a qualquer matéria que possa ser percutida. No total são 10 martelos. A idéia deste é transformar o lugar ou objetos encontrados no lugar em matéria sonora. Também existe intenção de produzir sons percussivos espacializados. O Teclado Decafônico Concreto permite ao executante tocar pontos distantes sem sair do lugar. Serve como interface que conecta o homem ao lugar por meio do som.
Participou do Programa Anual de Exposições do Centro Cultural São Paulo em 2005, ocasião em que recebeu prêmio aquisição e entrou para o acervo da instituição.
Em 2006 a obra participou da itinerância Rumos Artes Visuais Paradoxos Brasil do Instituto Itaú Cultural, sendo exibido no Itaú Cultural da Paulista em São Paulo, no Paço Imperial no Rio de Janeiro e na Casa das 11 Janelas em Belém.
Na Casa das 11 Janelas não havia material arquitetônico para ser usado como matéria sonora da obra e então foram escolhidos alguns objetos do lugar para esta finalidade. Estes foram pendurados e os martelos fixados nos objetos. As próximas fotos são os registros desta montagem.