Instalação no Centro Cultural Oi Futuro Flamengo – Rio de Janeiro, RJ, Brasil em 2019

Neurocórdio

2019
Dimensões variáveis
Instalação sonora composta de cordas, sistema de realimentação eletromagnética, amplificadores, falantes, madeira, circuito eletrônico com bluetooth e leitor de ondas cerebrais 

Neurocórdio é uma instalação de cordas interativa cuja interface se dá por meio de um leitor de ondas cerebrais que possibilita produzir música a partir da capacidade de concentração do usuário.

É composta por 10 monocórdios infinitos, um leitor de ondas cerebrais e um módulo de controle. Ao interagir com a obra, ao piscar os olhos é possível selecionar cada um dos monocórdios. Ao atingir um certo nível de concentração o monocórdio selecionado é ativado. Com o controle do piscar dos olhos e do estado de concentração é possível ligar e desligar vários monocórdios criando diversas combinações sonoras. Ao se perder a concentração todos monocórdios são desativados simultaneamente.

Nesta obra é interessante que conforme a obra entra em ativação se produz um estado favorável de concentração criando um feedback. Quanto mais o participante se concentra mais música é produzida e quanto mais música é produzida mais o participante consegue se concentrar produzindo mais música.

Foi exposta no Centro Cultural Oi Futuro Flamengo – Rio de Janeiro, RJ, Brasil em 2019 com curadoria de Fernanda Vogas.