Detalhe do guindaste da obra
2012
370x400x550cm
Escultura sonora construída em marupá, lona, sisal, barbante, amplificador, pedal de wah-wah, sensor infravermelho, lâmpada e circuito eletrônico
Acervo da coleção Fortes D’Aloia & Gabriel
Y.E.S. é uma escultura inspirada no peixe diabo negro que vive nas profundezas oceânicas o qual é capaz de atrair suas presas com uma espécie de saliência luminescente sobre a cabeça. Na extremidade superior da obra há uma lâmpada amarela. Enquanto não existe aproximação da obra, ela fica em silêncio e apenas a lâmpada acende apaga como uma respiração. Quando alguém se aproxima da obra próximo ao pedal de wah-wah, o sensor detecta a presença e a obra entra no estado ativo. Neste momento tons microtonais gerados caoticamente são disparados pelos dois olhos da escultura ao mesmo tempo que um mecanismo percute a corda instalada na cabeça da obra. As pessoas podem interagir com a obra adicionando o efeito de wah-wah ao pisar no pedal de efeito.
Foi produzida especialmente por ocasião do Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça Artes Plásticas e participou da itinerância do Prêmio em 2012 e 2013. Também foi exibida na exposição Esculturas para Ouvir no MuBE, São Paulo, com curadoria de Cauê Alves.