Detalhe do circuito eletrônico da obra Livro das Águas

Livro dasÁguas

2015
13x21x06cm
livro de artista construído com caixa e circuito eletrônico
Presente no acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu da Energia de São Paulo e nas 12 cidades estâncias hidrominerais do estado de São Paulo

Livro das Águas é um objeto que possui uma memória eletrônica, responsável por armazenar um banco de palavras, cujo vocabulário gira em torno da natureza do elemento água. Tal conteúdo é acessado à medida que o livro é manuseado, inclinando seu continente ora para a direita, ora para a esquerda, em relação ao plano horizontal. Então as palavras aleatoriamente surgem em seu display, frases aos poucos começam a se formar. Uma estrutura sintática pré-programada ordena o sentido e a sequência de um texto sem fim ou começo. A água narra seu próprio destino, em primeira pessoa. Foi produzido em parceria entre os artistas Paulo Nenflidio e Antônio Ewbank.

Trata-se de uma edição seriada, cujos exemplares foram doados às doze cidades estâncias hidrominerais do Estado de São Paulo. Livro das Águas foi produzido com o apoio cultural do Proac, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.